Saltar para o conteúdo

reflexão

Dezembro 16, 2009

Com tanta coisa para fazer tenho andado um bocadinho preguiçoso com o peixe banana, no entanto não deixo de prestar atenção aos “twitts” que recebo desde que a casa do Benfica decidiu enviar as fotos do jantar para aqui.

A casa do Benfica está viva por dentro e por fora e sinceramente acredito que este desejo de alguns em mostrar trabalho vai ser muito benéfica para toda a gente que participa no panorama cultural e desportivo aqui no concelho, as rivalidades são boas, são factores inerentes ao crescimento e os jantares e as danças e por ai adiante, assim haja gente que queira sempre fazer melhor.

Como espectador estou deliciado com a elevação que tem pautado esta verdadeira discussão, se é verdade que se lavou alguma roupa, nada se pode comparar ao que se lavava aqui há um tempo atrás. O que eu noto é que a informação é uma das questões muito importantes aqui no nosso concelho, e que de alguma forma o que tem ficado escrito nestes últimos anos em relação a praticamente tudo, está e vive nos blogues, pode ser consultado, discutido, impresso e até dá para limpar o cu.

A liberdade deste tipo de ferramentas é impressionante, toda a gente já reparou nisso, e entramos numa fase em que se passou do insulto barato para uma forma mais lúcida de comentar a vida dos pequenos poderes. Acho que estamos no caminho para a fase seguinte.

4 comentários leave one →
  1. Benfas permalink
    Dezembro 16, 2009 19:54

    Estou de pleno acordo, amigo. Haja alguém (neste caso, o mediador do blog) com capacidade para ter ideias sóbrias nesta terra. E fez muito bem retirar os comentários de “escárnio e mal dizer” sobre as vidas de cada um. É colocado um assunto a ser debatido mas há sempre alguém que se aproveita para desviar um pouco e falar da vida de quem não gosta.

    Que a fase seguinte a que se refere seja a evolução desta população, no sentido de colaborarem uns com os outros e darem valor ao que de bom existe por aqui. Dêem as mãos uns aos outros e não as usem para atirar pedras porque pode-lhes cair alguma em cima. Bom Natal a todos e que 2010 traga ideias mais claras e objectivas aos Vianenses.

  2. Joaquim Santos permalink
    Dezembro 16, 2009 23:07

    Caro administrador do Blog “Peixe Banana”

    A bem da verdade, da transparência, da racionalidade e do bem-estar de TODOS, pela última vez e quebrando uma promessa que tinha feito a mim mesmo, acerca de não tecer mais comentários sobre tudo o que se tem escrito sobre a Casa do Benfica e do seu Jantar de Natal, vejo-me na obrigação de o fazer novamente, devido às consequências que o referido jantar está ter no seio dos associados em particular e da opinião pública em geral.

    Em primeiro lugar, quero publicamente agradecer-lhe por ter permitido que no Seu Blog, a Casa do Benfica tenha exposto a sua actividade, cujo objectivo era e continua a ser, apenas e tão simplesmente como o de divulgar aquilo que nós fazemos, sem qualquer tipo de pretensiosismo ou protagonismo ao contrário do que algumas pessoas teimosamente querem fazer passar para a opinião pública.

    Em segundo lugar, gostaria de reafirmar que nunca a Casa do Benfica, procurou “deixar mal” outras Associações que tenham actividades similares às nossas nem tão pouco procurou imiscuir-se na gestão das mesmas, ao contrário do que tem acontecido connosco, em que mais uma vez e de uma forma continuada, algumas pessoas, procuram denegrir a Casa do Benfica e de alguns dos seus dirigentes.

    A Casa do Benfica em Viana do Alentejo, não é uma associação fechada em si mesmo, ela é dirigida por Órgãos Sociais legitimamente eleitos, mas acima de tudo ela pertence aos seus associados.
    É a eles principalmente, e a todos os que connosco desenvolvem actividades e nos apoiam, que nós temos que “prestar contas”, no entanto a nossa Casa e desde sempre, está aberta a toda a população sem excepção.

    Não estamos no entanto insensíveis ou desvalorizamos as críticas que nos são dirigidas, sabemos conviver e aprendemos com elas, desde que as mesmas sejam construtivas e nos ajudem a melhorar aquilo que está menos bem.
    Infelizmente, e pelo que tenho continuado a ler, a grande maioria dos comentários aqui colocados, continuam a pecar pela falta de objectividade, bom senso e clarividência, salvo raras excepções como é o caso do “peixe banana” a quem rendo a minha sincera homenagem.
    A crítica positiva infelizmente parece andar arredada destas “conversas”, obviamente que não temos a pretensão a que todos estejam de acordo com as nossas ideias, nem isso seria salutar, a multiplicidade de opiniões é muito importante numa sociedade democrática e que se quer de progresso.

    Na minha modesta opinião, apenas se continua a fazer, a apologia da “rivalidade” e “mau estar” entre associações.
    O chorrilho de afirmações pouco éticas, para não dizer vergonhosas, quer de quem está a favor, quer de quem está contra a gestão da Casa do Benfica continua a ser uma constante, chegando-se por vezes a misturar e confundir a vida particular de cada um com a vida associativa.

    Pelo que deixo aqui um apelo:
    Aos Srs. associados, que não concordam com o actual modelo de gestão da Casa do Benfica, que façam valer os seus direitos e compareçam nas assembleias-gerais, criticando, apresentando sugestões e propostas, ou até constituindo-se como alternativas válidas e com rosto, certamente que com essa atitude e vontade de cooperar tornaremos a nossa associação melhor e mais forte.
    No entanto, e se me permitem, não será já tempo de deixarem-se de “esconder” atrás de pseudónimos ou do anonimato para emitir opiniões?
    Pois felizmente estamos num país com liberdade de expressão e que permite aos seus cidadãos fazer valer sua voz sem receio de represálias.

    Também gostaria de me dirigir aquelas pessoas que não são associadas e/ou nem tão pouco têm qualquer tipo de interesse ou ligação à nossa Casa, para lhe lançar o desafio de concentrarem todo o seu saber e vigor na constituição de outras associações e assim poderem mostrar todo o valor que certamente têm.Viana do Alentejo e a sua população ficaria a ganhar.

    Por último, também quero deixar aqui uma reflexão:
    Não será já tempo de pôr termo a toda esta polémica, e deixarem as associações em paz? Deixando-as trabalharem o melhor que sabem e podem?

    A Casa do Benfica continuará a procurar fazer a sua parte, sem quezílias ou mesquinhices, mas com a noção que mais e melhor ainda poderá e deverá ser feito.

    Mais uma vez, reitero os votos de Boas Festas a todos e em particular à familia Morais.

    Com os melhores cumprimentos,

    Joaquim Santos
    Presidente da Direcção da CBVA

  3. Dezembro 17, 2009 01:24

    Caro Joaquim Santos;

    Agradeço e retribuo os votos de boas festas e aproveito para lhe desejar a si e ao resto da sua família, bem como á casa do Benfica de Viana do Alentejo um 2010 cheio de saúde e de sucessos.

    Aqui como em todo o lado existe gente anónima, o mundo é feito de gente anónima, quantas vezes nos cruzamos com tanta gente que anonimamente percorre a vida.

    Você por acaso já visitou a casa de um anónimo?

    São anónimas e estão forradas de recortes da TV Guia.

    No entanto o anonimato é muitas vezes necessário, quantas pessoas existem que não podem dar a cara pela simples razão de poderem sofrer represálias complicadas. Às vezes é preciso ler nas entrelinhas para ver que afinal ali está um homem ou uma mulher.

    O que eu penso e já o referi anteriormente é que o sucesso de uns é sinónimo de fracasso para outros, e terá que ser assim?

    Infelizmente no mundo do cidadão anónimo a palavra sucesso não serve para adjectivar os outros, tem apenas um carácter pessoal e intransmissível.

    Pense neste rol de comentários como um estímulo e acredite que se a Casa do Benfica de Viana do Alentejo estivesse inerte e agonizante, ninguém iria comentar.

    Grande Abraço

  4. MIRONE permalink
    Dezembro 17, 2009 23:47

    Srº Presidente da Casa do Benfica, infelizmente a realidade é esta, eu sabia que havia coisas que não estavam bem, mas nunca pensei que atingisse estas proporções. Preferia não ter razão, mas o que está a acontecer em Viana com as associações não é nada bom e isso preocupa-me. As pessoas estão diferentes, tudo está diferente. Temos que por um ponto final nesta maneira de pensar deste povo, somos tão poucos, e toda a gente se conhece, sejam frontais e eliminem os problemas à nascença. Um bom Natal para todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: