Saltar para o conteúdo

Aguiar (VNT)

Abril 6, 2010
tags:

 

Há já um bom tempo que não escrevo nada acerca de Aguiar VNT. E embora tenha por várias vezes começado a esboçar um post acerca da minha vila adoptada (acho que fui eu que a adoptei em vez de ser o contrario), confronto-me sempre com a falta de assunto. No entanto a vila de Aguiar VNT, é a vila do concelho que nos últimos 10 anos teve maior crescimento populacional, que tem a Zona de Habitação Consolidada perfeitamente preenchida e que continua a apresentar procura habitacional apesar da crise que estamos a atravessar, com isto quero dizer que o casco urbano definido na última revisão do PDM, se encontra preenchido. Quem quiser construir em Aguiar ou deita abaixo, ou faz casa numa das poucas fazendas disponíveis estando á mercê da RAN e do tipo de ocupação permitida pela mesma, sendo que este tipo de construção apenas é admitida a requerentes que não tenham outra habitação.  

Já tenho pensado que esta coisa de receber correio em casa que diz Aguiar VNT está a prejudicar um bocadinho a vila em detrimento da já emancipada Alcáçovas, que não tem, nem tão pouco quer lá ver o VNT.

Proponho portanto que se retire o VNT do nosso código postal, é que como já reparei e como aqui não se pode culpar ninguém pelo fraco desenvolvimento da nossa freguesia, culpemos o código postal.

Ora bem. Temos uma escola primária toda catita, precisa de uns arranjos, mas é catita porque é nossa, porque representa um símbolo de autonomia importante e no meu entender é efectivamente um pólo de desenvolvimento quando aliado a outras medidas de fixação de população. No entanto a nossa escolinha está fora dos apoios concedidos pelos programas que se encontram á disposição dos municípios porque não tem 4 salas de aula, uma para cada ano lectivo, e desta forma com um PEC pouco colaborante, isto para não dizer perfeitamente desajustado, o dono, a Câmara Municipal de Viana não pode reabilitar o edifício de acordo com as exigências normais para este tipo de estabelecimento por falta de verba. Faltaram-nos duas salinhas!

Mas não se preocupem em Viana vão haver muitas.

Temos um larguinho todo catita, até tem banquinhos encarnadinhos, telefone e luz… porra até tem uma casa de banho triangular onde se pode apanhar a camioneta. Aposto que em Alcáçovas ou em Viana ninguém consegue esperar pelo autocarro enquanto esvazia. Já tratei deste assunto há quase dois anos aqui no blogue, e um alcatroamento depois, o largo continua a mesma vergonha, vai haver solução no coração da vila?

E o pavilhão, ou multiusos, como o gostam de lhe chamar por aqui, está programada a sua localização, o projecto, a obra?

Sei que começa a haver solução para o paço dos Henriques e fico contente por ver que as Alcáçovas estão no caminho para a recuperação do coração da Vila agora que já têm umas piscinas com e sem cobertura, com vistas para os semi-novos centro escolar e pavilhão desportivo. Claro que fico feliz com a intenção que existe em ajardinar os quadradinhos sobrantes da Vila de Viana do Alentejo, projecto já aprovadinho e com dinheirinho a caminho e da necessária intervenção de fundo no casco histórico que começa na canalização e acaba no equipamento, vou concerteza percorrer aquelas ruas até ao castelo muito mais satisfeito e desde lá de cima olhar para Aguiar VNT sem deixar nunca de reparar no belo complexo de piscinas, parque desportivo e da verdejante Quinta da Joana, e lá muito ao longe ver chegar mais um casal que se quer fixar no espaço que ainda não existe ou que já deixou de existir em Aguiar VNT.

O trabalho na Vila de Aguiar feito há 8 anos atrás está esgotado porque a vila não possui condições de sustentabilidade para poder crescer, pois carece de equipamentos que sustentem esse crescimento. Ao contrário das restantes vilas do concelho, não lhe foi nunca concedida a possibilidade de crescer com sustentabilidade.

O melhor PDM do mundo pouca mudança pode fazer em Aguiar se não se dotar a vila dos equipamentos necessários para que esse crescimento tenha efeito, se é o pavilhão ou um centro cultural, a escola, a cresce, o parque oficinal ou a composição do espaço urbano, sinceramente, pouco me importa desde que nos dêem a possibilidade provar que temos condições para crescer e prosperar.

7 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    Abril 6, 2010 18:50

    Mais uma vez Sr. Luis Pedro esclarece com um texto simples e objectivo tudo o que vai na mente dos Aguiarenses.

  2. Anónimo permalink
    Abril 6, 2010 18:53

    Muito bem vamos todos nos unir e comentar este texto e mostrar o nosso coração pela nossa vila.

  3. Anónimo permalink
    Abril 7, 2010 10:56

    Caro Luis, infelizmente do pavilhão nunca mais se ouviu falar e nem de mais coisa nenhuma, está tudo a acontecer em VNT

  4. Anónimo permalink
    Abril 7, 2010 17:10

    não fiz parte do movimento aqui de Aguiar, mas parece-me porque conheço bem Alcaçovas e Viana do Alentejo que as pessoas de Aguiar são as que no seu conjunto têm melhor capacidade de entre ajuda e mesmo de saber em varias materias.
    então se se unirem depressa metem em sentido todos os gabinetes da camara de viana.

  5. anónimo permalink
    Abril 7, 2010 17:49

    mais uma vez o senhor luis pedro não sabe do que fala, já pode dar o sua morada só com 7090- AGUIAR não é preciso o VNT

  6. Anónimo permalink
    Abril 7, 2010 18:45

    Luis Pedro claro que o “VNT” é epicentro do texto mas não chega a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: