Saltar para o conteúdo

o eleitorado bengalinha

Junho 27, 2010
tags:

Passado que está quase um ano, até porque as férias estão à porta, o Presidente Bengalinha enfrenta agora um novo desafio, que passa pela mobilização do seu eleitorado, alguns (poucos) oriundos da CDU, uma maioria do PS e uma grande fatia de sociais democratas.

A CDU deixou de existir, não se vêem, não se ouvem e mesmo quando têm a oportunidade de dizer qualquer coisa, sai bufa. O PS concelhio fechou a porta e está em auto gestão enquanto se vai recompondo do choque causado pela vitória do Bengalinha. O PSD anda abafado, não tem assento no município e nota-se a sua falta.

A verdade é que o Bengalinha e a restante equipa foi eleita com os votos do PS e do PSD, e dois ou três votos da CDU, e o engraçado é que depois da surpresa para grande parte do eleitorado, o município mudou de cor e foi aqui que a porca torceu o rabo.

Socialistas de um lado, Independentes socialistas do outro, verdadeiramente Independentes na expectativa, Sociais Democratas à espera e Comunistas emburricados começaram a procurar o seu espaço e neste lapso de tempo de desorientação formou-se a equipa autárquica. Três vereadores eleitos, um acessor, um chefe de gabinete e o pessoal do costume como é normal. Nada de extraordinário não fosse o esquecimento de que havia aqui no concelho o Partido Socialista. Assunto melindroso, eu sei.

Nada de extraordinário não fossem os votos dos eleitores do Partido Social Democrata fazerem parte contabilística da balança eleitoral concelhia. Outro assunto melindroso, eu sei também.

O Bengalinha ganhou com maioria porque o pessoal já estava farto do Estevão, do Penetra, dos Diamantinos, das festas, dos buracos, do alcatrão, da soberba, dos comunicados em folha A4. O Bengalinha não foi um candidato do PS, foi de todos os que votaram nele e hoje se bem que alinhado com o partido que apoiou a candidatura, sabe ou devia saber que quem o apoiou não foram os funcionarios da CDU, mas sim um grande numero de novos eleitores que situam no lado oposto ao que estava institucionalizado, que têm outras aspirações, outro pensamento e outras vontades e que vai ser muito difícil manter unidos, pela simples razão de conseguirem pensar sem ser em grupo.

A virtude desta candidatura reside em muito neste facto, pois criaram-se laços que unem os eleitores de diferentes forças politicas em torno do Bengalinha, que nunca se entenderiam numa candidatura de partido único, por outro lado as diferentes facções começam a reivindicar uma posição, uma mudança, um sentido.

Para o pessoal da CDU isto vai estar sempre mau, para os Socialistas de Cartão do Partido isto não está muito bom porque não foram eles que ganharam, para os sociais democratas a mudança deveria ter sido feita logo no inicio, para os Independentes Socialistas começa a ter rumo, para os verdadeiramente Independentes a ver vamos.

Isto é logicamente muito difícil de gerir, é muita gente e muita gente gera muita expectativa diferente.

No meio de tudo isto vai se ouvindo o ruído da CDU, que agora sem filtros se resume a uma voz acompanhada ao som da vuvuzela, é a chamada democracia incomodativa, a gente ouve-os mas não os compreende e quando os compreendemos deixamos de os ouvir.

26 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    Junho 28, 2010 00:17

    mais uma vez um comentario correcto e no momento certo para abrir o pensamento dos iluministas convidados para trabalharem neste mandato de 4 anos

    • Anónimo permalink
      Junho 28, 2010 12:35

      Iluministas?
      Mandato de 4 anos?

      Uma no cravo outra na ferradura, ou psicologia inversa?

  2. Anónimo permalink
    Junho 28, 2010 06:57

    Mas porque será que este sabe tudo não se candidatou.

  3. Junho 28, 2010 07:50

    Muito bem.

  4. Anónimo permalink
    Junho 28, 2010 11:58

    Até compreendo que perante a desagregação do “movimento”, vão procurar inimigos externos, reais ou ficcionados, numa tentativa desesperada de segurar as hostes;
    Até percebo que criem comentários para depois os transformar em posts no próprio Blog;
    Aceito que a propósito de coisa nenhuma coloquem uma fotografia da malta em campanha, apesar de estarem, sabe-se lá porquê, de costas;
    Vejo, como muitas outras pessoas, os Socialistas, aqueles que sempre foram, verdadeiramente enfurecidos e descontentes com o actual andamento das coisas e nomeadamente com as constituições dos Staffs de apoio politico aos eleitos no Concelho;

    Não compreendo tanta falta de habilidade politica na condução de alguns dossiers;
    Não aceito a completa subjugação ao poder central, personificada na ponte entre o Potes Pacheco e a Fernanda Ramos, que mantêm prisioneiros a voz de quem pensava que poderia ter voz. neste Concelho;
    Estou farto da desculpa esfarrapada que os outros é que são maus e que estamos agora a salvar a pátria;
    Não entendo a dificuldade em fazer diferente, mais e melhor, tendo em conta todas as facilidades de resolução de problemas que se verificavam em campanha eleitoral;
    Não entendo o título deste Post, a não ser que andem a ver fantasmas todos os dias.
    Não vejo razões concretas para irem cortar transferências financeiras aos clubes, nos regulamentos, e depois funcionarem de forma casuística como está a acontecer com coisinhas que ninguém entende a não ser para pagar favores eleitorais.

    * Enviado para a Barbearia mas tem que ver com o tema

    • Anónimo permalink
      Junho 28, 2010 21:42

      Não gosto de replicar comentários nos blogues, mas como “tem que ver com o tema”

      Meu caro 11:58, venho pela presente garantir-lhe que o meu comentário ao post “Bons espectáculos? È já aqui ao lado”, postado no Portanto Pá não é da autoria do Mestre Finezas e que eu tão-pouco faço parte de redacção da Barbearia Ideal. Naturalmente que o caro 11:58 não vai acreditar no que estou a dizer, até porque provavelmente, não lhe dá jeito nenhum que seja verdade. Mas vamos em frente.

      Como tantos outros munícipes, cansados da arrogância e inoperância da anterior gestão, participei na campanha da eleição da equipa liderada pelo agora presidente Bengalinha Pinto. Sou um dos que na fotografia vai a descer a rua, fazendo campanha e exercendo dessa forma o meu legítimo direito (e dever) de cidadania. É assim em democracia. Presumo que o Mestre Finezas terá escolhido essa perspectiva (que, para que saiba, se consegue colocando o fotógrafo nas costas das pessoas), por uma questão de bom senso, e mais não digo. Nas próximas eleições, por muita divisão que os Maus Comunistas semeiem (já que põe a coisa assim), os Bons Socialistas e estou certo também, todos os Maus Socialistas e muitas, muitas outras pessoas que gostam de pensar pela sua própria cabeça, lá irão outra vez subir e descer as ladeiras das nossas vilas, consolidando com o seu empenho, os resultados das últimas eleições. Com essa vitória, a da democracia, encerraremos definitivamente o ciclo monopolista!

      Não sou eleito e não estou por dentro do que se passa na Brito Camacho mas vou arriscar expor-lhe, caro 11:58, a minha perspectiva das coisas.

      A suposta falta de habilidade política na condução de alguns dossiers, a existir, não será alheia à total irresponsabilidade do ex presidente que, ao que consta, não honrou os seus compromissos para com os seu eleitores e principalmente para com o povo do nosso concelho, não se tendo dado ao trabalho de fazer, como lhe cabia, a “passagem das pastas”.

      A subjugação das autarquias ao poder central, não é de agora, sempre existiu e sempre existirá, não sei mesmo se não estará na Constituição. Se nos está a dizer que esta equipa começa a estabelecer pontes para acabar com a nossa insularidade, que bom, fico satisfeito. Na minha opinião o diálogo é o caminho certo para nos tirar desta pardacenta prisão para onde, sem darem cavaco a ninguém, nos arrastaram. Imagine a chatice que não será para alguns se desse diálogo começam a florescer soluções.

      Não sei se os outros, como diz, são maus. O que sei é que foram incompetentes e também por isso foram julgados pela boca das urnas. Tiveram nota mais que negativa, os soberanos eleitores assim o avaliaram. É a democracia a funcionar, espero que não veja inconvenientes nisso.

      Julgo que não seria difícil fazer logo de início mais e melhor se se tratasse de fazer uma gestão destituída de nexo e sem linhas orientadoras, como foi prática do anterior executivo, especialmente nos últimos oito anos. Mas isso é exactamente o que eleitorado disse que não queria. Há que avaliar e planear e por isso mesmo é perfeitamente normal que o primeiro ano seja de análise, sem sobressaltos, com uma sensata gestão em continuidade, sendo que as alterações só se começarão a fazer sentir a partir do segundo ano de mandato. Naturalmente que a crise entretanto surgida e o seu anunciado agravamento não facilitarão a vida a esta vereação. Mas as pessoa, sabem disso, especialmente a grande maioria que a sente na pele, e não se deixarão enganar por conversas dos profissionais da demagogia.

      Quanto ao título do post, se é necessário explicar, julgo que tem a ver com umas danças de alguns eleitos da CDU (ou deveria de dizer do Partido Comunista?), entre a Assembleia Municipal e a Câmara. Tem a ver com aquela parte das “Suspensões e perdas de mandatos, danças de lugares…”. Mas para que é que eu estou a perder tempo, mais sabe você o que é.

      Finalmente diz que não compreende de se “irem cortar transferências financeiras aos clubes, nos regulamentos”. Não se quer referir às associações talvez porque vários camaradas já reconheceram a existência de “associações fantasmas”, opta mais uma vez pelo exercício da demagogia, pondo a tónica nos clubes. Pessoalmente sou a favor do fim dos subsídios cegos e pela racionalização da utilização dos recursos da autarquia, de todos nós por conseguinte. Quanto às coisinhas que ninguém entende, tem o caro 11:58 a liberdade de ir às reuniões da Câmara ou da Assembleia Municipal esclarecer essas dúvidas.

      Termino por lhe dizer, meu caro 11:58, que a equipa liderada pelo senhor Bengalinha Pinto já atingiu um grande objectivo, que por si só faz dar por bem empregue todo o trabalho tido – respira-se muito melhor no Concelho!

      • Anónimo permalink
        Junho 29, 2010 08:24

        Respira-se melhor e cheira melhor, o perfume é de origem francesa.
        Todos estamos felizes por isso.

      • Anónimo permalink
        Junho 29, 2010 08:29

        Respira-se melhor e cheira bem melhor, o perfume é de origem francesa.
        Eu gosto e fico feliz que tudo corra bem.

      • Anónimo permalink
        Junho 29, 2010 09:20

        A equipa do sofá preto no seu melhor!

  5. Anónimo permalink
    Junho 28, 2010 12:01

    Até compreendo que perante a desagregação do “movimento”, vão procurar inimigos externos, reais ou ficcionados, numa tentativa desesperada de segurar as hostes;
    Até percebo que criem comentários para depois os transformar em posts no próprio Blog;
    Aceito que a propósito de coisa nenhuma coloquem uma fotografia da malta em campanha, apesar de estarem, sabe-se lá porquê, de costas;
    Vejo, como muitas outras pessoas, os Socialistas, aqueles que sempre foram, verdadeiramente enfurecidos e descontentes com o actual andamento das coisas e nomeadamente com as constituições dos Staffs de apoio politico aos eleitos no Concelho;

    Não compreendo tanta falta de habilidade politica na condução de alguns dossiers;
    Não aceito a completa subjugação ao poder central, personificada na ponte entre o Potes Pacheco e a Fernanda Ramos, que mantêm prisioneiros a voz de quem pensava que poderia ter voz. neste Concelho;
    Estou farto da desculpa esfarrapada que os outros é que são maus e que estamos agora a salvar a pátria;
    Não entendo a dificuldade em fazer diferente, mais e melhor, tendo em conta todas as facilidades de resolução de problemas que se verificavam em campanha eleitoral;
    Não entendo o título deste Post, a não ser que andem a ver fantasmas todos os dias.
    Não vejo razões concretas para irem cortar transferências financeiras aos clubes, nos regulamentos, e depois funcionarem de forma casuística como está a acontecer com coisinhas que ninguém entende a não ser para pagar favores eleitorais.

  6. Anónimo permalink
    Junho 28, 2010 12:10

    Belo texto, ó Estêvão. Deve ter-te dado um trabalhão a escrever, também não é caso pra menos, nunca tiveste grande jeito e este calor também não ajuda a clarear as ideias.

    • Anónimo permalink
      Junho 28, 2010 12:38

      O duplo comentário mostra que continua a não se entender lá muito bem com as novas tecnologias.

    • Anónimo permalink
      Junho 28, 2010 13:12

      Obrigado. E os conteudos?

      • Anónimo permalink
        Junho 28, 2010 17:04

        Quanto aos conteúdos, daqui a dois anos e picos terá a sua resposta. Mesmo com esta crise toda, não vão ser precisos 16 anos para mostrar a diferença.

  7. Anónimo permalink
    Junho 28, 2010 21:02

    Dr. Padeirinha vai sair da AM, FIFO (first in first out) in barberia ideal

  8. Junho 29, 2010 07:01

    Já agora quem é o Dr. Padeirinha, esse não conheço eu.

    • Anónimo permalink
      Junho 29, 2010 09:23

      Mas conhece certamente o Dr. Estevão e a Dra Rita. Pergunte-lhes que eles explicam-lhe quem é.

  9. Junho 29, 2010 18:01

    Esses são conhecidos de gingeira, Agora Dr. Padeirinha?! Só se é algum dos fiscais do anterior executivo.

  10. Anónimo permalink
    Junho 29, 2010 22:39

    Bom texto Peixe.

  11. o tal permalink
    Junho 29, 2010 22:59

    Perdemos com os castelhanos, falam que os culpados são o Queirós e o Ronaldo… eu não acho… o culpado é o Bengalinha, sim o Bengalinha!!!!!! O homem já está na “Cambra” à 8 meses e não fez nada para ganharmos à Espanha,, nunca mais voto nesse gajo!

  12. Anónimo permalink
    Junho 29, 2010 23:01

    Com o Estevão sempre iamos mais longe, quartos de final, meias finais, grande desilusão…

    • Anónimo permalink
      Junho 30, 2010 11:34

      Com o Estêvão ficámos parados oito anos nos quartos de finais.

  13. Anónimo permalink
    Junho 30, 2010 08:38

    Das 22.59 até 23.01 para escrever esta frase? Escreves mesmo devagar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: