Saltar para o conteúdo

allô!?!

Julho 24, 2010
tags:

A Democratização da Comunicação quer através da Internet quer através dos blogues ou de sites, é uma questão que discute a ampliação às massas do acesso tanto à recepção quanto à emissão de produtos de comunicação, esta democratização foi aqui no concelho um produto que nasceu mais pela necessidade do que por outro motivo qualquer, sendo que para uma “maioria” de pessoas, não passava de uma ferramenta inútil, desprezada e pouco eficaz, as mesmas que as utilizaram de forma displicente no exercício das suas funções e tragicamente por alturas de campanha, as mesmas que hoje as utilizam de uma forma leviana, descontextualizada e sem qualquer lógica. Atrevo-me mesmo a dizer, as mesmas que não querem ver o concelho a prosperar. Esta lógica subvertida vai continuar a confundir os mais tolos enchendo as suas vidas vazias de inverdades e vai continuar a minar o caminho de quem tem feito um esforço para alterar o panorama que se vivia aqui no concelho de Viana.

Viana é hoje um reflexo da complexa rede de comunicação que existia no passado recente, baseada na cumplicidade, militância politica e troca de favores. A fraca cidadania activa é o resultado obvio. A instrumentalização de grande parte das associações através da ajuda económica sem nenhuma orientação estratégica, começando na atribuição de verbas, até à própria concepção e produção de eventos e produtos de marqueting não passou de um atestado de incapacidade que gerou preguiça e falta de imaginação. Hoje nada é feito sem a ajuda do município ou da respectiva junta de freguesia, criou-se um monstro que come recursos financeiros sem se saber quais os objetivos que se pretendem atingir e este executivo vai permanecer refém desta situação criada e bem alimentada anos a fio pelo grupo que se fez passar pela alternativa a eles próprios e que continuam a viver bem instalados nas engrenagens do sistema, quer directamente quer por controlo remoto.

Criaram-se então dois sistemas autónomos de comunicação, o directo e o remoto, ou se preferirem a internet e a intranet. O primeiro procura a todo o custo vandalizar através da opinião publica o trabalho que se está a desenvolver e o segundo através da acção directa em lugares chave no coração do município. Isto só não vê quem não quer.

Já vi isto acontecer em diversos municípios e quem perde são geralmente os munícipes.

Acontece que esta intricada rede está baseada num modelo de portas paralelas, para quem não está familiarizado com o tema, são redes ligadas através de fios, ou seja, basta seguir o fio para descobrir donde vem e para onde vai. São sempre os mesmos, os mesmos que não trataram bem o nosso concelho, os mesmos que uma maioria significativa afastou do tacho, os mesmos que não respeitaram a democracia fugindo em debandada com a derrota, os mesmos que não tiveram a dignidade de num momento importante como seja a tomada de posse do novo elenco governativo estarem presentes, os mesmos que não tiveram a hombridade de passar a pasta, os mesmos que teimam em desrespeitar a vontade do povo. E bem vistas as coisas, são poucos, muito poucos.

A critica é um factor construtivo numa sociedade avançada, faz parte do processo de crescimento da democracia e é um bem precioso na avaliação social de uma população, os instrumentos de comunicação nos dias de hoje não passam de amplificadores que chegam muito rapidamente a todo o lado, mas isso só por si não os torna mais credíveis, ás vezes é preciso ver o trabalho que foi desenvolvido pelas partes e em ultima análise procurar através de sufrágio o que é melhor para uma população.

E isto foi feito,mas parece que há por ai alguém que ainda não reparou.

11 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    Julho 24, 2010 19:29

    Ó PB só voces é que ainda não perceberam que ganharam as eleições porque essas desculpas esfarrapadas de que não passaram pastas,não foram à tomada de posse, não assumem os lugares de vereadores, teem pessoas em lugares chave tudo isso são tretas de quem não sabe MANDAR nem tem projecto porque vocês gostam muito de se ouvir falar a vocês próprios escrevem bem e gostam daquilo que escrevem mas o nosso concelho precisa de homens que saibamo que querem e que tenham coragem e determinação para levar por diante a ardúa tarefa de tirar este concelho do marasmo em que se encontra .Trabalho fora quando regresso à sexta-feira se entro por Aguiar vejo que nada mudou se venho por Alcaçovas é a mesm coisa quando chego a Viana é triste ver a degradação a que esta vila chegou. SOU MILITANTE DO PPD/PSD não sou daqueles que está a boicotar o trabalho ou a ausência dele do executivo camarário.

  2. Anónimo permalink
    Julho 24, 2010 20:04

    Eu também sou dos que pareço adormecer á espera de ver a diferença. Não sou do concelho, nem votei cá, apenas resido no concelho e francamente esperava maior dinamica e o PB se é a pessoa que parece ser, não pode estar a ver nada de diferente. Está a limitar-se por enquanto a ser coerente na sua aposta nesta equipa mas não sei se consegue manter-se assim por muito mais tempo.

  3. Anónimo permalink
    Julho 24, 2010 20:18

    Ó Peixe deixa-te de lamúrias quem criou esta forma de comunicar foram vocemeces, antes valia tudo, agora é mau gosto, má educação blá blá blá. O que tu não queres é que a gente saiba das vigarices e os blogues do que tu agora chamas contra informação mais não estão a fazer que a colocar o dedo na ferida. E os gajos do PCP desta vez enrabaram-vos todos de uma só vez. A comissão da venda dos espectáculos vai direitinha para a Festa do Avante. Grande Bengalinha.

  4. Anónimo permalink
    Julho 25, 2010 02:33

    E depois qual é o problema? O Bengalinha agora contratava só empresas ligadas ao PS, para ser igual ao Estêvão que só contratava as empresas dos amigos.
    Bos malha!

  5. Anónimo permalink
    Julho 25, 2010 11:32

    A caca é outra, o cheiro é o mesmo

  6. Anónimo permalink
    Julho 25, 2010 18:07

    Ah então foi de proposito? já pensaram se eles se lembram de boicotar um espectaculo? Bengalinha mete mão nisso senão não dás conta dessa gente

  7. zazira permalink
    Julho 25, 2010 20:33

    Os esoectaculos devem ser comprados aos que aprsentam valores mais baixos. Não se é da cor A ou B. Ainda bem que pessoas como vocês comunas de m…. sairam do poder e sabem que mais… não temos saudades….

  8. O Tal permalink
    Julho 25, 2010 20:35

    Trabalhava? já não trabalha? as piscinas estão abertas à quanto tempo???

    Companheiro, vai lá aprender a conjugação dos verbos: eu trabalho, tu trabalhas…..

    sei que não publicas isto protanto vão à merda

    “comentado, mas não publicado no protanto”

  9. anonimo permalink
    Julho 26, 2010 13:23

    No ultimo boletim munipal, no espaço reservado às juntas de freguesia, os Presidentes de Alcáçoas e Viana para alem de divulgarem algumas actividades aproveitam para agradecer aos funcionarios respectivos o esforço por eles despendido.
    Porque será que o Presidente de Aguiar não o faz, será mero esquecimento ou eles não o merecem?

  10. Anónimo permalink
    Julho 26, 2010 17:02

    Em Aguiar só os que estão pelo desemprego é que ainda fazem alguma coisa, os outros ,trabalhar faz calos, passear de carrinha é muito melhor.

    • anonimo permalink
      Julho 26, 2010 20:05

      O Love Boat da nossa Freguesia, e que mares e oceanos já terá navegado?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: