Skip to content

arquivamento de inquérito

Março 25, 2013

O peixe banana, tem vindo ano após ano a relatar factos e a fazer critica satírica aqui no concelho de Viana do Alentejo, não teve qualquer intenção de prejudicar ninguém no seu trabalho e sempre que se pronunciou sobre qualquer aspecto social, económico ou pessoal, foi numa lógica puramente cívica, criando grupos de pressão para alertar factos que são propriedade de uma comunidade, alertando para uma maior participação cívica dos munícipes eleitores. Não substitui poderes, mas dá opinião.

A sua linha de rumo, assenta numa analise critica das questões politicas e sociais do concelho e é puramente pessoal, naturalmente que há pessoas que não entendem as coisas da mesma forma e é essa a maior vitória que o  25 de Abril nos deu, pelo menos para mim, a liberdade de expressão e a possibilidade de nos podermos queixar e defender nos locais próprios.

O documento que aqui anexo tem exactamente a ver com este blogue, o Peixe Banana, na minha pessoa foi acusado e fui constituído arguido, defendi-me e o processo foi arquivado pelos motivos abaixo mencionados, só foi tornado publico a partir desta data e decidi publica-lo por pertencer a este tempo de liberdade e porque deixou de ser segredo de justiça.

Aproveito para tecer aqui alguns comentários acerca da pessoa que apresentou queixa de “difamação agravada”. Não lhe guardo algum rancor, tal como nunca a quis prejudicar na sua carreira, sinceramente até aprecio quem toma partidos e defende causas e convicções e quer andar com a sua vida para a frente, na realidade eu não tenho qualquer poder para poder julgar alguém, posso quanto muito tecer considerações pessoais e só o faço na defesa de causas publicas. Acrescento que todos os textos de ficção que aqui publiquei, não retratam pessoas reais, são tão somente um espelho da sociedade em que estamos integrados.

Foram omitidos no documento que a seguir se segue, algumas moradas e os nomes das testemunhas, o mesmo pode ser consultado na integra nos órgãos que decidiram o arquivamento do mesmo.

Aproveito para dizer que tenho amigos de todos os quadrantes políticos e não me insiro num determinado conceito politico, sou livre na minha atitude e na minha qualidade de eleitor e acredito na liberdade com responsabilidade, por isso dei sempre a minha cara, não me assumo nem nunca assumi como detentor de verdades absolutas e não sou candidato a nada, não me sirvo da politica e sou apenas um português que tenta ganhar a vida conforme pode.

Sem querer estar a associar esta queixa a uma tentativa de silenciar o Peixe Banana, agora que se dá inicio a mais uma nova campanha Autárquica, não deixo de pensar que se houve essa intenção, não seria isso que me demoveria de dizer o que penso da mesma forma que o tenho feito até aqui.

Para concluir, agradeço a quem me acompanhou neste processo.

Obrigado Ana.

img028img029 img030 img031


img032aimg033

img034img035img036

 

 

17 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    Março 25, 2013 16:16

    looooooooooooooooooool

    • Anónimo permalink
      Março 25, 2013 18:45

      Por mais que o processo tenha sido arquivado, toda a gente sabe aquilo que fizeste e disseste de muita gente de Aguiar e do concelho. Simplesmente como toda a gente queria enxovalhar os ex eleitos da camara municipal até achavam piada e assobiavam para o lado. O que é certo é que após a eleição do Bengalinha os comentários no blog deixaram de ser livres, ao que parece têm medo mas não têm vergonha……

      Jota

  2. Março 25, 2013 21:33

    Jota, ou lá como te chamas, o processo não foi só arquivado, para além disso foram explicados os motivos por quem o julgou para que não houvessem duvidas, é fácil, ler está explicito. Em segundo lugar não tenho nada contra as pessoas de Aguiar, antes pelo contrario, não sei quem és mas eu ando aqui todos os dias na rua e se és de cá e tens esta opinião sobre mim, seria lógico que me confrontasses com ela.
    De qualquer forma não estou preocupado com a tua apreciação dos factos, eles são claros e estão escritos em mais de 2000 posts, é verdade, alguém se deu ao trabalho de escrever mais de 2000 posts quase todos na primeira pessoa sem recurso a noticias e de copy pastes.
    Os comentários não deixaram de ser livres, o que aconteceu é que o uso indevido da caixa de comentários me obrigou a fazer o mesmo que todos os outros blogues fazem, se calhar até para a sua própria protecção Jota.

    O Bengalinha continua a ser o meu candidato, se o Penetra é o teu, o mais que te posso desejar é sorte e que a vossa campanha corra bem, da minha parte está tudo muito claro, da tua, tudo muito baralhado, pouco explicito e com tremuras nos dedos, mas o comentário valeu, espero que continues a visitar o peixe banana e que possas usufruir do que aqui se passa.

    • Anónimo permalink
      Março 26, 2013 21:35

      Da minha parte não à qualquer tremor nos meus dedos ao escrever qualquer comentário em qualquer blog deste concelho ou outros. Sempre assinei os meus comentários e irei sempre continuar a fazê-lo, pois não tenho nada a esconder muito menos a minha opinião em relação aos assuntos do concelho ou da minha freguesia.
      Aquilo que levou a que as pessoas em causa fossem para as vias judiciais, foi porque viam os seus nomes e de alguns familiares que nada têm a ver com a politica, serem achincalhados na internet por gente cobarde que se esconde atrás do anonimato. Da tua parte apenas te limitavas a colocar o “rastilho” e muita gente vinha apenas dar continuidade e de uma forma muito pouco educada e tu sabes bem disso, pois com certeza lias todos os comentários.
      O uso indevido da caixa de comentários que falas acima, já acontecia anteriormente, mas como os intervenientes eram outros não havia qualquer problema. Nessa mesma altura, neste blog e em outro do concelho foram feitos alguns comentários assinados com o meu nome, mas sem ser eu próprio a escrevê-los, pois lembro-me perfeitamente, mas mesmo que os comentários fossem moderados iriam ser publicados, pois levavam a mensagem que “vocês” pretendiam.

      Da minha parte também está tudo muito claro, quero o melhor para Aguiar, e para as pequenas associações que aqui existem pois ao que parece nem todos têm o mesmo tipo de tratamento… e ainda conseguem fazer que muitas outras!

      Se não sabes quem sou podes perguntar a qualquer pessoa por aqui, pois todos me conhecem!

      Para ser mais fácil…
      Jorge Fadista

      • Anónimo permalink
        Março 27, 2013 18:23

        O Sr. Fadista e eu assinam os comentários quando nos interessa, e passam a anónimos tal como eu quando nos interessa.
        Um anónimo com nome.

      • Março 28, 2013 12:09

        Caro Jorge Fadista,

        Se o peixe banana fosse um blogue de noticias chamava-se Alvitrando, se o peixe banana não quisesse acrescentar nada ao que se passa, chamava-se Alvitrando, se o peixe banana não espicaçasse ninguém para que se fizesse melhor, chamava-se Alvitrando e era do senhor que tem o blogue Alvitrando. Como já referi, não quero mal a ninguém, o que faço e acho interessante fazer é criar uma opinião, naturalmente que é através do confronto que as pessoas trocam ideias e constroem um mundo melhor, no entanto há poderes instituídos e isso muda tudo. Perco mais do que o que ganho com tudo isto, mas só o faço por mim, o espaço está sempre aberto para debater e para falar de todos os assuntos que tenham que ver com aspectos públicos. Só isso, de resto há muita ficção como já me justifiquei no post acima. Por outro lado, o movimento associativo que tem a sua importância, só pode ganhar estatuto e autonomia se crescer por si só, alimentar associações à custa do erário publico sem uma justificação credível é atirar dinheiro para o lixo, sempre estive ligado a alguns movimentos associativos que viviam e vivem de patrocínios da sociedade civil e são autónomos na sua natureza, se queres liberdade e autonomia não fiques pendurado no poder politico, misturar movimentos associativos com politica é uma promessa fácil e óbvia e não trás nada de novo, há muitos caminhos, nem sempre o mais fácil é o mais compensador.

  3. Anónimo permalink
    Março 25, 2013 21:51

    Cada vez acredito menos na justiça.

  4. Anónimo permalink
    Março 25, 2013 22:09

    Vejam bem, a queixosa só teve conhecimento dos maldizentes blogues que “ofendiam a sua pessoa”, em finais de Janeiro de 2012, antes de apresentar queixa em 30/05/2012 – eh eh eh ah ah ah……
    Esperteza saloia a forma e o conteúdo da queixa – eh eh eh ah ah ah. Note-se que a estratégia era para em 2013, em ano de eleições, conseguir-se uma sentença condenatória – era mais uma vítima, par acrescentar à pilha de desgraçadinhos, que nunca se conformaram com a perda das eleições em 2009. Portanto, afinal vivemos num país livre, em que desta vez a justiça foi célere.
    A “ignorância era tanta”, coitadinhos, que não conheciam o blogue “Viana e Tal”. Tão democratas que eles são, falta neste país a KGB, para levar o pessoal para a Sibéria.
    Se passos Coelho ou Sócrates fossem como estes democratas de meia tijela, tinham mais de metade do país na prisão.
    Também gostei daquela parte do concurso, tudo limpo, conforme a lei. Gostei ainda mais das despesas em telefone eh eh eh ah ah ah. Será que as facturas, depois de tanto tempo, têm mesmo de ser publicadas, para calar estas pessoas que andaram a depredar o erário público, durante tanto tempo – carros, combustíveis, viagens, almoçaradas, comunicações etc
    Só para dar mais um exemplo – quantos milhares de quilómetros foram feitos durante anos, entre Viana e Évora, Viana e Beja, Viana e Lisboa, para dois dos eleitos tirarem uma licenciatura e mestrado, à conta dos nossos impostos?

    Força Luís Pedro, mais uma vitória da democracia.

  5. Março 25, 2013 22:16

    😉

  6. Anónimo permalink
    Março 26, 2013 00:05

    A “ignorância era tanta”, coitadinhos, que não conheciam o blogue “Viana e Tal”.

    Quiz dizer “A Tal Viana”

  7. Anónimo permalink
    Março 26, 2013 10:10

    Este post tem servido para que não se fale na apresentação da candidatura do Bengalinha. Todos falaram muito do que ia acontecer e nenhum fala do que aconteceu. Porque será?
    Se calhar até nem tem uma coisa com a outras mas…

    • Anónimo permalink
      Março 26, 2013 10:47

      O amigo acabou de falar, obrigado, contamos consigo

  8. Anónimo permalink
    Março 26, 2013 22:37

    os gajos são manhosos andaram espiar as pessoas o Bengalinha tem de ter cuidado

  9. Anónimo permalink
    Março 26, 2013 23:15

    HÁ UMA PARTE MUITO INTERESSASANTE DO DESPACHO DA SRA.PROCURADORA, QUE DETERMINOU O ARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO.

    Passo a citar:

    “No texto que concretamente analisamos vislumbra-se a imputação reciproca de contratações de pessoas conotadas com os partidos que em cada momento estão no poder Aquilo que se retira do texto é que não seria expectável que as pessoas que anteriormente desempenhavam cargos de nomeação, entre as quais a denunciante, continuassem desempenhar as mesmas funções após eleição do executivo do PS- Nessa medida, não se considera que tal comentário seja apto a ofender a honra e consideração da denunciante.

    E mesmo relativamente ao facto de se referir que a denunciante gritava nos corredores do edifício da Brito Camacho (onde se situa a Câmara Municipal conforme se apurou através de mera pesquisa na internet), não se vislumbra que essa afirmação se revista de uma gravidade tal que deva ser considerada ofensiva da sua honra c consideração, pelo que não são penalmente puníveis.

    Com efeito, nem todas as expressões desagradáveis proferidas acerca de uma pessoa podem, objectivamente, ser consideradas ofensivas da honra e consideração em lermos tais que mereçam tutela penal.”

    • Anónimo permalink
      Março 27, 2013 18:30

      Afinal a justiça não deu razão à Sra. Rita Torres e ao seu rol de testemunhas. Esssa é que vale, tudo o resto que volta a repetir o Sr. Fadista, não passa de uma opinião, cuja argumentação não colheu os frutos no local onde as pessoas são julgadas.
      No cometário de Março 26, 2013 23:15, é bom verificar porque a tese dos ofendidos não resultou.

  10. Anónimo permalink
    Março 30, 2013 14:51

    Nesta sairam-se manifestamente mal. Esperemos então agora pela próxima…

Deixe uma Resposta

