Skip to content

Bengalinha Pinto, um candidato, um projecto, um voto!!

Abril 16, 2013

Por Frederico Nunes de Carvalho no Alcáçovas

 

Este texto foi devidamente ponderado por todos os motivos que exigem serenidade e reflexão no apoio a um candidato, mas sobretudo por fazê-lo a alguém que foge significativamente à minha matriz ideológica. Acresce neste âmbito que um candidato autárquico é muito mais a pessoa, a equipa e o projecto do que o apoio partidário que traz na sua rectaguarda. No caso de Bengalinha Pinto, da sua equipa, do seu mandato em curso e da sua já anunciada recandidatura o trabalho desenvolvido e o projecto apresentado falam por si e são naturalmente e inequivocamente um estímulo para mim enquanto cidadão no desafio autárquico.

Sobre a candidatura de Bengalinha Pinto como independente apoiado pelo PS, apraz-me dizer que em boa hora Viana do Alentejo contou com este gestor autárquico. Confesso que o conheci após a sua vitória nas autárquicas de 2009, mas esse conhecimento foi-se consolidando, transformando-se numa amizade e profunda admiração por todo o trabalho desenvolvido em prol do concelho e igualmente pela estratégia que gizou para o seu futuro. O que vinha de trás era um bafiento executivo comunista que teimava em abrir as portas do desenvolvimento ao concelho, fazendo meras obras de regime, muitas delas completamente desnecessárias e inoperantes apenas para marcar um cunho do seu mandato com obras faraónicas de betão. Criou muitas infraestruturas de lazer para jovens quando o que este concelho vinha precisamente perdendo era a aposta no futuro e nos seus jovens. Não vale a pena construir uma casa pelo telhado e Bengalinha Pinto preocupou-se e ainda se preocupa em criar condições para que a economia local seja revitalizada e que a iniciativa privada seja bem-vinda e próspera dando desta forma melhores bases para um futuro sustentável do concelho. Não lhe interessa o oportunismo de ter a sua edilidade como o principal empregador do concelho, nem o populismo e a tentação de acatar as solicitações de inúmeras associações e entidades locais como forma de comprar a posteriori o seu apoio eleitoral, como foi sendo regra no passado. Criou uma vasta plataforma de entendimento e de discussão sobre a economia local (GADE), estimulou a parceria entre associações para rentabilizar os seus horizontes, redimensionou iniciativas criadas no passado, mas adaptadas às novas exigências económicas, apostou na melhor qualificação técnica e na informação dos seus munícipes, aprofundou a sua aposta nas actividades lúdicas e culturais rentabilizando os espaços concelhios para o efeito, empreendeu um massivo apoio de âmbito social, também este resultado directo da crise que se atravessa, criou marcas âncora para o concelho como são disso exemplo os chocalhos das Alcáçovas e a olaria de Viana do Alentejo, prossegue a indispensável renovação das infra-estruturas básicas de saneamento, apropiou-se como devido interesse do projecto do Paço dos Henriques e prepara-se para finalizar umas das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento do concelho que é o PDM de Viana do Alentejo. Admito que não foram ainda alcançados os melhores resultados possíveis ou desejáveis, no entanto acho que é este o caminho, trilhado com seriedade, ponderação, trabalho e muita esperança no futuro do concelho. E assim Bengalinha Pinto vai seduzindo muitos cidadãos e eleitores como eu que, ao contrário do vetusto passado, ignorou as tentações megalómanas e estéreis apostas, para dar uma real dimensão ao concelho e aos seus horizontes futuros.

Se há alguma área onde gostaria de ver o executivo de Bengalinha Pinto apostar mais na área económica era sobretudo no apoio à actividade agrícola pela sua importância no desenvolvimento económico local e da empregabilidade no concelho, bem como na área do turismo e, neste segmento no turismo cultural pelas quase inesgotáveis oportunidades que há para desenvolver e rentabilizar em prol de um desenvolvimento sustentável. A aposta na área da Cultura será algo que irei desenvolver mais adiante, pela importância estratégica que julgo que poderá vir a ter no estímulo ao turismo e consequentemente à economia local.

Dito isto, não gostaria de terminar sem fazer um apelo às estruturas locais do PSD e CDS-PP para que se unam verdadeiramente em prol do concelho e nesse diapasão, reconhecendo o bom trabalho desenvolvido pelo actual executivo e admitindo igualmente que será muito difícil reunirem algum candidato que possa ombrear com Bengalinha Pinto, encetam um apoio conjunto à sua candidatura dando uma cabal demonstração de seriedade e objectividade em política, actualmente tão gastas pelas duvidosas opções dos nossos dirigentes político-partidários. Sou democrata-cristão e não me custa nada apoiar desta forma uma candidatura que me parece séria, determinada e sobretudo capaz de dar ao concelho um novo rosto, preocupada com a fixação de gente no concelho, com o estímulo à economia, da qualificação e educação dos seus munícipes e de uma solidariedade social para com quem mais necessita. Neste momento não me parece oportuno, nem justificável sequer que existam candidaturas provenientes do espectro político da Direita em Viana do Alentejo, pelo trabalho desenvolvido pela actual equipa e até pela eventualidade do voto útil utilizado na candidatura de Bengalinha Pinto para fazer face a outra forte candidatura proveniente do PCP poder dar resultados residuais e desoladores para as possíveis candidaturas de CDS-PP e PSD.  Assim, exorto os responsáveis políticos a medirem bem as virtudes de novas candidaturas, quando neste momento existe já uma fortíssima opção, espelhada em Bengalinha Pinto, um candidato, uma equipa e um projecto!!

46 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    Abril 16, 2013 16:07

    Eis uma análise de alguem que se preocupa com o futuro do seu concelho sem abdicar das suas convicções partidárias.
    Parabéns Frederico, eu seguirei o seu conselho.

    • Anónimo permalink
      Maio 21, 2013 17:59

      Do “seu” Concelho?
      O homem nem sequer vota em Viana, vota em Évora.
      Não vês que a estratégia vem do Distrito?
      Abre a pestana, pá.

    • Manuel Leonardo Horta Nova permalink
      Agosto 9, 2013 23:21

      Comungo inteiramente da opinião do Frederico

  2. Fernando Espada permalink
    Abril 16, 2013 18:16

    Mais um a papar dinheiro público!

  3. Anónimo permalink
    Abril 16, 2013 20:06

    Deve ser dada continuidade ao bom trabalho do Sr. Bengalinha. Neste tipo de eleições o que conta é a personalidade das pessoas que se candidatam e muito menos os partidos, por isso concordo com o Sr. Frederico de Carvalho, para não voltarmos à política maniqueísta do PCP, seguida naturalmente pelo candidato Penetra.

    • Anónimo permalink
      Abril 18, 2013 07:02

      O glico-doce senhor Penetra segue a politica do umbigo do … senhor Penetra. Era bom se ele fosse comunista, era.

  4. Fernando Espada permalink
    Abril 17, 2013 14:48

    Outro conhecido anónimo a papar dinheiro público

  5. Anónimo permalink
    Abril 18, 2013 08:46

    Nada de novo neste post.
    Apenas sugere que seja formalizado aquilo que sabemos é e tem sido a pratica desde o ultimo processo autárquico. O PSD e o CDS desapareceram. Estão dentro do PS. Qual a surpresa?
    Ao olhar para o País não é o mesmo que está a acontecer? Não são estes os partidos da TROIKA que nos estão a esmagar a todos? São.
    Este post limita-se a propor para o nosso concelho o mesmo que tem sido feito ao País, e os resultados são os que todos sabemos. Eu por mim não quero mais, obrigado.

    • Anónimo permalink
      Abril 18, 2013 21:23

      Nada de novo nesta argumentação. Misturam-se alhos com bugalhos e atiram-se à cara das pessoas na esperança que, nem que seja por reflexo, o pessoal feche os olhos e não veja o óbvio.
      Via Láctea, Sistema Solar, Terra, Europa, Portugal, Alentejo, Viana-Alcáçovas-Aguiar. E é neste último triunvirato que reside o busilis da questão.
      De qualquer forma não seria bom (especialmente agora), que todos os homens de boa vontade se entendessem, para o bem de todos? Para o sectário político talvez não, mas para o católico…

  6. Anónimo permalink
    Abril 18, 2013 23:59

    Os candidatos autárquicos, pelo menos ao nível de pequenos concelhos como o nosso, não deram nada para o “peditório da TROIKA”.
    Vêm o comentador, Abril 18, 2013 08:46, atirar barro para a parede, semelhante ao que fizeram nas últimas eleições de 2009 – nessa altura tentavam denegrir a campanha do Sr. Bengalinha compaginado a sua personalidade com a de Sócrates e a do governo PS. Não resultou dessa vez e não vai pegar desta vez, a nova conversa sobre a TROIKA.
    O que nós vamos TRIOKAR, é divulgar o trabalho do Sr. Penetra em Alvito, entra 2009 e 2013. Não é por mera curiosidade ou para coscuvilhar, pois acreditem, ninguém passa um cheque em branco ao Sr. Penetra, sem comparar o seu trabalho em Alvito com aquele que foi feito no concelho de Viana pelo Sr. Bengalinha.

    Ninguém contrata um pedreiro sem perguntar informações sobre a sua mestria. Muito menos se vota em alguém sem se saber “donde é que veio” e o que tem feito na vida.

    Neste caso a situação é quase única e fácil de comparar: dois presidentes de Câmara, como candidatos, em dois concelhos fronteiriços.

    O tarbalho do Sr. Penetra e do Sr. Bengalinha está à vista de todos.
    É comparar e escolher, porque promessas vão ser muitas.

    Por mim não tenho dúvidas, vou votar no Sr. Bengalinha!

    • Anónimo permalink
      Abril 22, 2013 08:36

      “Ninguém contrata um pedreiro sem perguntar informações sobre a sua mestria.”, escreve aqui este nosso amigalhaço.
      Não conheces a Câmara de Viana pois não?
      Se conhecesses não escrevias isto… porra, vale tudo.
      Lembras-te da letra da tourada do Tordo? Entram…
      By…

    • Manel Parvo permalink
      Abril 23, 2013 12:59

      Embora o Sr Penetra seja boa pessoa como ser humano, não o é como politico!!! Como autarca fugui da camara de viana sem dar cavaco a ninguém. Em Alvito fez ZEROOOOOOOO, pois perguntem aos nossos vizinhos.
      Só tem feito bom trabalho na terra mãe.
      Vamos VOTAR BENGALINHA para acabar o que começou.

      • Anónimo permalink
        Julho 29, 2013 13:10

        E isso foi o quê?

      • Anónimo permalink
        Agosto 8, 2013 23:26

        Anónimo disse…
        O Penetra só fala das obras na página dele. Obras que deram buraco: casa das ambulâncias elas tiveram que ficar na rua porque a altura da entrada não dava, as piscinas ficaram coisas por fazer e um investimento mensal insuportável…..os bairros sem espaços verdes para crianças, uma vez que naquelas zonas moram jovens com filhos….
        Olhem lá não foi no tempo da CDU a construção de uma mansão la para os lados da Srª de Aires numas fazendas que não se podia lá construir?? Não foi no tempo da CDU a urbanização dos Moinhos de Sto António???? Não foi no tempo da CDU que o Sr Penetra fugiu de Viana sem querer saber de nós???? Não foi no tempo da CDU que andavam nos carros da câmara tirando os cursos para orientarem as suas vidinhas??? Não foi no tempo da CDU que os trabalhadores que não estivessem do lado deles eram postos na prateleira??? Não foi no tempo da CDU que se gastaram rios de dinheiro( vacas gordas) e não se arranjou o estaleiro, uma das vergonhas à entrada de Viana????? Não foi no tempo da CDU que as contas dos telemóveis tinham chamadas para Angola e sei mais aonde (férias)????
        Não foi no tempo da CDU que deitaram camadas de alcatrão , porque não nos podiam deitar areia para os olhos ( se ficassem lá, já havia alcatrão até ao telhado)?Não foi no tempo da CDU QUE AGUIAR FOI IGNORADA…. A CDU ESTEVE LÀ SEMPRE!!!! Sim

  7. Anónimo permalink
    Abril 19, 2013 12:31

    Mais um quadro técnico para a Camara de Viana a partir de Janeiro de 2014. Já vimos Pachecos,Antunes,Borges e muitos mais. Este será o próximo.

    • Anónimo permalink
      Abril 21, 2013 17:09

      E o caro anónimo também já é funcionário camarário ou está aidna em lista de espera, sob apoio do camarada Penetra?

    • Anónimo permalink
      Abril 21, 2013 17:25

      Todos os mornes que nomeia, mostra que houve critério na escolha de técnicos. Todos eles são competentes e trabalhadores.

  8. Anónimo permalink
    Abril 20, 2013 09:30

    Se existe credibilidade nesta candidatura podem agradecer e compreender que se deve unicamente ao Bengalinha. Sem ele, seria um grupo condenado ao insucesso. Estou curioso acerca da equipa a sufragar por parte do ps. Devem haver alterações, devem mesmo!!

  9. Anónimo permalink
    Abril 23, 2013 21:14

    Sou Social Democrata e digo que o PSD tem obrigação de apresentar uma candidatura para honrar este grande partido de homens e mulheres que sempre se bateram por aquilo que acreditam e olhemos para o que aconteceu em lisboa quando os comunistas dicidiram apoiar Jorge Sampaio . Portanto eu jamais irei votar em voto util,tanto mais que a equipa de Bengalinha tem um ex extrema esquerda agora um verdadeiro burguês de seu nome Potes pacheco sim porque a memoria dos homens não deve ser curta .Por isso exorto todos os social democratas a exigirem um candidato da sua area.

    • Anónimo permalink
      Abril 25, 2013 11:31

      Acho curto o argumento. Percebe-se que não gosta do Potes Pacheco. Ok, mas ele é um membro da equipa, daqueles que entram com o Presidente mas também saem com ele. Se o senhor Bengalinha lá o tem é porque alguma coisa o senhor tem de bom. E eu votei (e vou voltar a votar) no senhor Bengalinha porque confio nos seus critérios, porque acho que tem feito um bom trabalho e porque julgo que o momento não está para aventuras e experiências. Mas isso sou eu que não gosto de desperdícios e tento dar sempre alguma utilidade ao meu voto. Por isso, muito especialmente nas eleições autárquicas, voto sempre no melhor ser humano e não na mais bonita sigla partidária.

    • Anónimo permalink
      Abril 25, 2013 12:40

      Este comentador deve ser um comunista, social fascista de 5ª geração, transvertido na pele de um social-democrata. Quanto a verdadeiros burgueses, basta olhar para a série de engravatados na bancada do PCP na Assembleia da república. O tempo das mangas arregaçadas já acabou lá para os lados da Assembleia da República.

      E tudo Abril levou com o passar dos anos, para este comunistas que arrotam diariamente as suas barrigas proeminentes e fartas.

  10. Anónimo permalink
    Abril 26, 2013 12:40

    É só facebook, não seria melhor encerrar este projecto?

  11. Anónimo permalink
    Abril 29, 2013 08:37

    Este último comentário de estilo tão inflamado fáz-me lembrar alguém que tanto pode estar no púlpito como numa tribuna do pcp.
    Há coisas que não se conseguem disfarçar, apesar da capa de santo que se veste.
    No entanto com as matamorfoses a que nos habituou não admira que o personagem ainda vire social democrata.
    O que importa é gerir a carreira e tratar da vidinha né…

  12. Anónimo permalink
    Maio 1, 2013 18:31

    Rais os parta filhos da puta toda a minha vida trabalhei e trabalho no sector privado e prestei contas do meu trabalho pago impostos vergonhosamente altos para alimentar este role de parasitas e ainda estas bestas veem pôr em causa a minha militancia social democrata? É obvio que precisamos de ter um candidato da area Social Democrata mas não é o Costa da Silva ou o Neco que se venderam á Fernanda Ramos

  13. Sorrir sempre e não dizer nada de jeito permalink
    Maio 2, 2013 09:05

    Bengalinha Pinto, um candidato, um projecto, um voto!!
    Quando forem á tv não levem o homem!! Epá…é que não sabe dizer mesmo nada, ainda envergonha o concelho!!!

    • Anónimo permalink
      Maio 2, 2013 22:03

      Dos que sabem bem falar é que eu desconfio

    • Anónimo permalink
      Maio 2, 2013 23:16

      Epá, agente não precisa dele para falar, precisamos dele para trabalhar!

      • e o burro sou eu permalink
        Maio 3, 2013 13:56

        Se ele fosse da CDU o que é que diria dele? Imagino!! Enfim o que conta é a cor politica e não o que sabe fazer e dizer….

      • Anónimo permalink
        Maio 3, 2013 20:51

        @13:56
        O que interessa é o que ele sabe fazer. E o Bengalinha já provou que sabe fazer. Já agora o que é que o camarada Penetra fez em Alvito?
        A era dos espectáculos já acabou. Ou isso ainda não chegou a sua casa?

      • Anónimo permalink
        Maio 4, 2013 00:02

        Num dos piores, senão no pior de todos os mandatos desde o 25 de Abril, foi dos poucos a mostrar trabalho.
        A luz do gabinete dele é a última a apagar-se. Muito trabalho. Dúvidas? Olhem-lhe para os cabelos grisalhos!
        O homem diz que quer continuar? Deixem-no trabalhar!!!

  14. Temos pena, mas é verdade o que escrevi permalink
    Maio 4, 2013 14:01

    @20:51
    Caro anónimo, voçê é um dos que tem pála. Então a era dos espectáculos já acabou? Olhe espectáculos é o que mais se tem visto nos últimos tempos promovidos pela CMViana, muitos mais veremos até setembro e, todos pagos pelo dinheiro dos contribuintes que bem vão servindo para a promoção da imagem dos politicos locais. Ele nem sabe fazer nem sabe dizer o que fez…temos pena…
    Eu tambem sei que não é com o Penetra que nos safamos…
    ….não brinquem comigo

    • Anónimo permalink
      Maio 4, 2013 22:54

      Não percebeste a dos espectáculos, pázinho!

  15. Anónimo permalink
    Maio 4, 2013 22:13

    Fosse outro e teria gasto uns meses a aprender a falar como um político profissional. Tinha escolhido uma das várias empresas que trabalham nessa área (Lisboa ou Porto), pegava no carro da câmara, com o gasóleo e o tempo da câmara, bebia uns copos e era hoje um charmoso fala-barato. Outros o fizeram.

    Bengalinha Pinto não podia deixar de se focar no essencial, não ligou ao acessório. Não investiu o tempo e recursos em si, investiu-o a trabalhar para o concelho. Numa sociedade onde a imagem se sobrepôs ao carácter e à competência, não ter investido na sua imagem certamente que o prejudica, especialmente agora.

    Podíamos ter o maior dos oradores e ainda estarmos a dever um milhão de euros das piscinas de Alcáçovas, podíamos ter o mais fotogénico dos presidentes e continuarmos alegremente a perder metade da água da rede em roturas, com o bónus das ruas mais feias do Alentejo. E muito mais podíamos ter e não ter.

    E é neste balanço entre os que dizedores e os fazedores que eu decido e voto – Bengalinha Pinto.

  16. Anónimo permalink
    Maio 6, 2013 10:44

    Desculpem lá, mas eu não tenho orgulho nenhum quando vejo o presidente da Câmara do meu Concelho a falar, em alguns casos até sinto vergonha, tendo sido gosado como no caso do programa Portugal no Coração.
    Um presidente que não tem capacidade para apresentar e divulgar o seu concelho perante a televisão, não tem competencias para ser presidente de Câmara.

    • Anónimo permalink
      Maio 6, 2013 22:42

      Num país onde o jornal que se vende mais é o Correio da Manhã o senhor não precisa de se envergonhar de ver o Portugal no Coração. É assim, muitas vezes ligamos mais aos espetáculos que áquilo que realmente interessa.

    • Anónimo permalink
      Maio 10, 2013 23:51

      vai-te atão mas é que encher de moscas, tu estás mais que apresentado, queres mais daquilo que todos ficámos fartos durante 16 anos.

    • Anónimo permalink
      Maio 12, 2013 21:19

      atão mas é que tu, nem tens mas é que orgulho até quando te vês ao espelho.

    • Anónimo permalink
      Maio 16, 2013 20:29

      Tens tu, concorre!

    • ZÉ PARVO permalink
      Junho 18, 2013 13:32

      Mas acham precisamos de picaretas falantes que debitam politica por tudo quanto é sítio????
      PRECISAMOS SIM DE BONS GESTORES, porque maus já os tivemos.Desde andarem com os carros da autarquia,Á NOSSA CUSTA, para outros afins….tirar os cursos, festas, viagens…..
      O actual presidente vai aos eventos a maior parte das vezes no seu carro.
      FALAM BEM, MAS A MIM NÃO ME ENGANAM NUNCA MAIS

  17. Anónimo permalink
    Maio 7, 2013 09:02

    Pois é, também aí reside uma das causas do declínio de Portugal: entregamos a governação aos “bem falantes”, que nem sempre são os “bem pensantes” e “bem fazentes”…

  18. Anónimo permalink
    Maio 7, 2013 12:43

    Se o Bengalinha não tivesse uma equipa tão boa a acompanha lo, gostava de ver a competência dele,
    Ao contrario dele o Penetra teve de governar em Alvito mal acompanhado e sem maioria absoluta

  19. e eu a vê-los passar permalink
    Maio 7, 2013 14:03

    Só dá espectaculos quem não tem nada a mostrar…..é o que se faz em Viana…. “pensantes” népias…”fazentes” népias… o que se tem mais visto é o saldo do municipio a diminuir

  20. Anónimo permalink
    Maio 27, 2013 10:12

    LOL

  21. Anónimo permalink
    Agosto 19, 2013 12:32

    Ja que dizem que o bengalinha faz tanto (ainda não dei por isso) não percebo porque ‘e que o município ainda não se queixou devido aos erros que tem o tdt em Viana . Só querem votos mas não dão nada em troca!

  22. Anónimo permalink
    Setembro 23, 2013 14:48

    o sr penetra so deixou a cmva e abandonou o estevao e os alcáçovenses porque o presidente já fudia mais que ele . já tinha uma assessora !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: