Skip to content

O acidente

Setembro 20, 2013

Vamos supor um cenário, no próximo dia 29 de Setembro de 2013, João Penetra e as seis pessoas que votam nele, isto já incluídas as pessoas que enchem as listas da CDU para o concelho de Viana do Alentejo ganhavam as eleições porque o boletim municipal foi distribuído em plena campanha eleitoral. Vamos admitir que a queixa apresentada pela candidatura da CDU era validada por um tipo qualquer na Comissão Nacional de Eleições, o tipo lia aquilo e metia lá um carimbo a dizer aprovado, agora a população do Concelho de Viana vai ter que mamar com os gajos.

Vamos admitir o cenário em que eramos governados pelo Ex-presidente da Camara de Alvito, beato de sacristia, duplo da cruz vermelha, coadjuvado pelo anticristo dos Açores e pelo Pedro de Aguiar, para que fique registado, bom moço no trato.

É sempre aqui que me fico, antes de qualquer coisa, mesmo antes sequer de pensar no trabalho que foi realizado pelo atual elenco na Camara de Viana é meritório de um aplauso. No fundo sou como a maior parte das pessoas, tenho sempre a tendência de ficar a imaginar o acidente, neste caso até arriscaria a dizer que gostava de poder ver o acidente.

Mas passemos à frente, na realidade pouco posso dizer da candidatura da CDU, reconheço a capacidade do Dr. João Penetra em tomar posses em cargos políticos e associativos, pelo que até aqui tudo bem, também lhe reconheço a experiencia em termos de demissão dos cargos que tem ocupado, ao não ter acabado o mandato na camara de Viana do Alentejo e agora esta fuga de Alvito, local onde vai deixar saudades ao senhor que vende pneus e a duas senhoras já incontinentes, por isso prevejo um acidente cheio de estilo, tipo, tudo dentro do mesmo carro e mesmo antes de bater, ver o maroto a saltar pela janela a acenar e a cantar, “o povo unido vai ficar todo moído”.

Na realidade estamos perante duas candidaturas muito distintas, uma que aposta na continuidade do bom trabalho ao serviço da população do concelho de Viana e outra que vem daqui e dali a ver se tem pouso aqui.

Tenho estado à espera da festa de despedida que o povo de Alvito preparou para o Dr. Penetra, aquela que ia ter um discurso de saudade, aquela em que as pessoas lhe iam pedir para ficar mais um mandato em Alvito, mas compreendo que por motivos de agenda não possa ser realizada. Na realidade reconheço coragem nesta candidatura da CDU, lutar contra o Bengalinha numa altura em que este mostra o maior volume de obra feita num mandato em Viana do Alentejo, mesmo com todos os constrangimentos que existem no país a nível económico, não está ao alcance de qualquer um.

 

Até parece que os estou a ver em plenário:

Presidente lá da cena da CDU – Camaradas, quem é que se vai queimar para Viana do Alentejo?

Rapaz forte – Vou eu!!

Presidente lá da cena da CDU – Foda-se Estevão, és sempre tu a mamar???

Rapaz forte – Pronto vai o fuinha.

Fuinha – Estive aqui a ler no diário da república e posso ser eu

Presidente lá da cena da CDU – Mas tu estas em Alvito

Fuinha – lol

Presidente lá da cena da CDU – lol

Rapaz forte – Olha leva a anticristo dos Açores

Fuinha – foda-se!

Presidente lá da cena da CDU – aprovado!

Rapaz forte – Cona da mãe e por Aguiar?

Presidente lá da cena da CDU – Um que tenha a família grande.

 

E pronto está feito, é assim, depois de uma longa meditação, fez se um almoço e arregimentou-se a malta, a “marca” CDU, preparou uma equipa boa a ler diários da república e outras coisas, são uns sofistas do apocalipse.

Já os estou a ver de volta dos Diários da Republica a ver se podem lixar alguém, estou a imaginar a volta que vão dar no município e aquelas reuniões de Camara com agua benta e exorcismos, livra te disso Pedro, livra te disso.

Mas a democracia é assim, há que eleger um representante, porque se não fosse necessário a esta hora já tínhamos o Dr. Penetra sentado na cadeira do Bengalinha, tipo rato com uma pasta na mão e o boletim municipal na outra a gritar, em Alvito nunca mais me apanham.

E é isso que me entusiasma nestas eleições, perceber quantos votos vai ter a candidatura da CDU, se vai passar a barreira emocional dos 6 votos, ou se por alguma razão absurda chega aos 15 ou 16. Senão vejamos, temos um parque escolar novo, um município eficaz no atendimento ao munícipe, um presidente presente e aberto à população, uma força politica bem articulada com o poder central que tem trazido para o concelho mais-valias muito importantes. Revitalizou grande parte das artérias em más condições, promoveu o embelezamento das vilas, foi garante da promoção do desporto ao ajudar a financiar grande parte das infraestruturas das associações, nomeadamente o enrelvamento dos campos de futebol. Há finalmente projetos concretos para Aguiar e para Alcáçovas e neste momento estamos a assistir à grande obra deste executivo, a requalificação do centro histórico de Viana do Alentejo. Fez mais o Bengalinha em 4 anos muito complicados do que o anterior executivo em 12 no tempo das vacas gordas. E não estou a falar só de obra, também falo nos aspetos culturais e recreativos. E é neste cenário, em cima da feira d’Aires que habitualmente sai o nosso boletim municipal, é assim desde sempre e até aqui, no boletim municipal se podem ver as grandes diferenças, o boletim é hoje uma bandeira plural e não apenas uma ferramenta de arremesso politico, é feito para a população e tornou se num documento valido para a democracia representativa.

É este mesmo boletim que veio trazer a esperança ao Dr. Penetra e á sua equipa, um dia no meio de um nevoeiro, o Dr. Penetra foi à caixa do correio e zás, lá estava o bicho, uma publicação municipal que eu esperava ansiosamente pelas razões exatamente opostas às do Dr. Penetra. Onde eu vi informação o Dr. Penetra viu oportunidade.

Temos portanto aqui dois homens, um como nós e outro que é politico, vais votar em quem?

6 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    Setembro 20, 2013 15:27

    Portugueses votai em SALAZAR

  2. Anónimo permalink
    Setembro 20, 2013 18:17

    De quem gosto muito é da candidata Rosa Barros. Fiquei de boca aberta com a kalidade do discurso que fez no rossio em Viana. Uma sumidade, uma mulher tão culta, tão culta que não percebi nada do que ela disse. Precisamos destas pessoas no comando da autarquia, simpáticas e empreendedoras.

    • Anónimo permalink
      Setembro 20, 2013 18:51

      também gosto muito dela mas é no estaleiro

  3. Anónimo permalink
    Setembro 20, 2013 19:15

    Tali e quali como duas aventesmas que andam por aí a espalhar papéis e fazem parte das listas da CDU, as moças são uma simpatia em pessoa, elas arreganham-se todas, desfazem-se em sorrisos, quero dizer são umas borgessas não dizem nada nem bom dia, atão são estas pessoas que nós queremos para conduzir os destinos do nosso concelho.
    Tenham vergonha e retirem-se, desencalhem-se.

  4. Anónimo permalink
    Setembro 21, 2013 09:11

    Bengalinha, naturalmente!

  5. Anónimo permalink
    Setembro 25, 2013 08:19

    Só agora vi este texto.
    Ordinarices de parte, entre tentativas de adivinhação falhadas e a natural subserviência ao Bengalinha (pelo menos tem o mérito de não morder a mão que o alimenta), dei comigo a perguntar qual teria sido o critério de escolha do 3º candidato do PS, o de Aguiar.
    Fiquei a pensar que viu o filme bem de perto, apenas se enganou nos protagonistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: