Saltar para o conteúdo

de acordo com a lei

Maio 25, 2010
tags:

Cineteatro Vianense, 25 de Maio de 2010, 1 presidente, 2 vereadores, uns 5 ou 6 técnicos, 8 ou 9 empreiteiros, staff municipal, 2 interessados e duas senhoras de idade que aproveitaram para aprender mais um bocadinho do 555/99 ou do 163/09 e das redacções todas que lhe foram conferidas. Para simplificar a coisa sem entrar em questões específicas, foi um momento que não decidiu nada mas que no mínimo deu para perceber que existem algumas questões em que este executivo deve investir e outras que deve repensar a sua posição, para bem do sector e dos munícipes.

Como já sabia, temos uma boa jurista, digo arquitecta no departamento urbanístico, bastante mais preocupada em fazer cumprir a lei do que propriamente com a estética que nos envolve, mas este sintoma é normal nas arquitectas que vão cada vez mais ocupando lugares de destaque nos departamentos de licenciamento municipais por esse país fora. Este aspecto da leitura da lei é muito importante nos dias que correm, a normalização dos conceitos que têm tornado a profissão de arquitecto num semi-jurista de segunda que até sabe desenhar casas é altamente redutor e é ai que eu me encaixo também, embora me custe muito.

Os problemas levantados são já amplamente conhecidos, prendem-se com a celeridade dos processos de emissão de licenças, resíduos resultantes das obras no concelho, homogeneização dos requerimentos de acordo com a lei, projecto de execução e a obrigatoriedade da apresentação de dois técnicos, um director e outro fiscalizador, mesmo que estejamos a falar de uma obra de 50 euros como pode ser a alteração na cromática de uma fachada.

Falou-se basicamente nas questões que se prendem com a leitura da lei, e pouco com as verdadeiras questões, que são as questões urbanísticas na real acepção da palavra, levantadas já mais para o fim, que mereceram atenção e atiraram a conversa para algo interessante, no entanto algo utópica para a maioria dos intervenientes.

Da parte dos eleitos pude verificar a vontade que existe em agilizar o processo de licenciamento, no entanto sem quererem correr o risco de pisar a arrastadeira do RJUE e dos catrapazios de Decretos-lei em que tanta Ordem, Associação e governos da república nos enfiaram.

Este exercício teve como ponto forte o esclarecimento e a resposta a perguntas previamente colocadas, que foram todas objectivamente respondidas pela Técnica do Municipal. Para mim foi um ponto de partida e nunca um consentimento com o lado obtuso da lei.

Ficou no ar o verdadeiro problema de Viana, o Urbanismo.

7 comentários leave one →
  1. Aviador permalink
    Maio 26, 2010 20:35

    Urbanismo, nada disso, em Viana ?
    Isso existe ? Arquitecta ? Isso existe ?
    Nada disso !
    Eh pa eu quero mudar a minha caixa do correio para por uma daquelas todas folclóricas com uma vaquinha ou uma ovelhinha, quanto à cromatação da caixinha, terá que condizer com o quê? Com a porta ou o rodapé? Ah já sei … vou por preta, cromáticamente semelhante ao alcatrão. Boa. Assim já não se nota nada. Haja Deus, porra! Ah já me esquecia… também vou ter uma varanda de vidro temperado á modernaça e um autocolante no carro a dizer: “As crianças comigo vão atrás”.

  2. Anónimo permalink
    Maio 26, 2010 21:53

    Está enganado , o verdadeiro problema é LIDERANÇA.

    • Aviador permalink
      Maio 27, 2010 20:04

      Ok, a liderança, e onde está o LIDER ? Ou teremos vários Lidéres, quando o verdadeiro Lider não sabe arrumar a casa e outros aparecem com uma segunda máscara de Lider II. Fazemos assim? Fazemos sim senhor. Mudamos? Mudamos sim senhor. E o lider vai lá ver? Na volta nem o Lider sabe o que se vai passando nas alçadas da liderança, mas isso é um problema do Lider.
      Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

  3. Anónimo permalink
    Maio 27, 2010 20:22

    O que parece é que neste concelho construir é uma aventura digna de um 007. A arquitecta/jurista não encontra na lei nada que facilite mas sim que atrapalhe e muito a vida de todos, e vejo um vereador João Pereira sem argumentos a defender a técnica com a postura senão a combates junta-te a ela. assim não vamos a lado nenhum.

  4. olhovivo permalink
    Maio 27, 2010 21:12

    De uma vez por todas, alguém faz ver ao ex-edil que está acabado…agora é que ele está a revelar-se, mas a mim nunca me enganou.
    Quer agora tapar o sol com a peneira e nem edita os comentários que lhe são enviados para o seu blog bonzinho, pois, porque ele tem outros blogs para javardear à vontade e soltar a sua ira. Os outros agora é que tem que se aguentar com as porcarias que que ele cá deixou…

    • Anónimo permalink
      Maio 27, 2010 22:04

      O pessoal sabe, são os mesmos de sempre. Dezasseis anos, cursos, negócios, muita miopia e continuam a querer mais.

  5. Anónimo permalink
    Maio 28, 2010 13:43

    Isso, continuem a bater no presidente anterior que passa tudo a funcionar bem. Continuem com este caminho que vão longe! Em tão pouco tempo herdaram tudo o que havia de pior! Ainda falam em miopia!

Deixe um comentário